GRUPO ESCOTEIRO DO AR
SANTOS DUMONT 4º PA
O Grupo Escoteiro do Ar Santos Dumont foi idealizado e fundado formalmente no dia 23 de Agosto de 1953. Não tendo muitos dados de épocas antigas, sabemos que já tivemos mais de 400 membros nas decadas de 50 e 60.
Na década de 1990 passamos a utilizar o espaço físico do antigo Parque de Material Aeronáutico de Belém (PAMABE) e de apoio logístico cedido pelo I Comar. Com a liderança do grupo pelo chefe Tenente Cunha, os jovens usufruíam de um escotismo bem praticado e ordenado. Em 1995, o Santos Dumont chegou a ter quase 200 membros no seu efetivo praticando o Escotismo da Modalidade do Ar, tornando-se um dos maiores grupos escoteiros do Norte/Nordeste naquela época. Porém, em 1998, o grupo saiu das dependências do PAMABE.



UMA BREVE HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA
Em 2001, o “4º PA” fixou sede na Casa Comunitária Santo Expedito, graças à valorosa colaboração do então Capitão Santos, padre da paróquia militar Nossa Senhora do Loreto. Em 2008, passou a realizar as atividades na Escola Alzira Pernambuco, ao lado da paróquia. 2014 foi o ano de fazermos mais uma mudança, desta vez o Grupo Escoteiro do Ar Santos Dumont funcionou na Escola Lauro Sodré onde ficamos por lá até final de novembro de 2015. Após o convite do presidente do CASSAZUM (clube de sub-oficiais da aeronáutica), a partir de 28 de novembro de 2015 passamos a funcionar nas dependências do clube; o Grupo atualmente conta com cerca de 50 membros registrados, incluindos os membros juvenis (lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros) e membros adultos (dirigentes, escotistas e contribuintes) que procuram fazer o melhor possível para promover o Escotismo da Modalidade do Ar e a paixão pelo saber aeronáutico as crianças e adolescentes.