GRUPO ESCOTEIRO DO AR
SANTOS DUMONT 4º PA
ESCOTISMO

A LEI ESCOTEIRA
-
O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.
-
O Escoteiro é leal.
-
O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
-
O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
-
O Escoteiro é cortês.
-
O Escoteiro é bom para o animais e as plantas.
-
O Escoteiro é obediente e disciplinado.
-
O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades
-
O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
-
O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

MODALIDADE DO AR
Voar... Desde a antiguidade o homem sonha com a liberdade do voo, a emoção desta aventura, superando a barreira do som ou deslizando pássaros planando nos ventos.
Não há criança que não se encante com o voo de uma máquina, que se encante com a dança das nuvens, que viaje com o brilho das estrelas. Emoções que seguem toda a juventude.
Junte a isto o exemplo dos heróis e pioneiros da aviação e da conquista do espaço. Heróis contemporâneos, pioneiros deste século do aço, fronteiras ainda a romper.
Os Escoteiros do Ar têm a oportunidade de explorar este universo. Encantador, técnico e poético, inspirador. Moderno.
Visitar aeroportos e bases aéreas, conversar com pilotos e mecânicos, entrar em aeronaves esportivas, civis e militares. Montar e lançar aeromodelos, plastimodelos e papelmodelos, simuladores de voo. Entender o funcionamento e a operação destas máquinas.
Através de jogos, aventuras e desafios em companhia de seus melhores amigos, o jovem Escoteiro do Ar vai desvendando passo a passo o incrível domínio dos ares.
E os acampamentos, a vida ao ar livre. Como todo Escoteiro, a vivência sob o domínio da natureza, com suas belezas, encantos, surpresas e dificuldades, e a consciência de que somos apenas uma parte da natureza, que nos cabe preservar.
A boa ação diária e as atividades de serviço comunitário. A compreensão dos direitos humanos e as ações práticas em sua defesa.
Um código de conduta – sua Lei – e uma promessa voluntária. O apoio e incentivo de adultos preparados.
Estes são os ingredientes que a Modalidade do Ar oferece para trazer aos jovens, experiências que contribuirão para definir seu caráter e desenvolver as suas potencialidades físicas, intelectuais, espirituais, afetivas e sociais.
Organizada no Brasil em 1938 com a fundação do 1º Grupo de Escoteiros do Ar Ricardo Kirk, através do Tenente Coronel Aviador Vasco Alves Secco, do Major Aviador Godofredo Vidal e do Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues.
Reconhecendo a importância dos Escoteiros do Ar na formação dos jovens brasileiros, e a formação de vocações aeronáuticas, o em 1951 o então Ministro da Aeronáutica Brigadeiro Nero Moura – o heroico comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça Senta a Púa – editou portaria determinando que todas as unidades da Aeronáutica do Brasil prestem apoio às Tropas de Escoteiros do Ar. Portaria ratificada em 1982 pelo então Ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Matos.
Em 1993 o comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Luís Carlos da Silva Bueno editou a portaria 914 com o mesmo propósito.
Desde então Grupos Escoteiros do Ar oferecem um programa variado aos jovens dos ramos Escoteiro e Sênior, através do método escoteiro.
Porque aquele que já tiver provado a sensação de voar, andará na terra com os olhos voltados para o céu, onde esteve e para onde desejará voltar.
MÉTODO ESCOTEIRO
1. ACEITAÇÃO DA LEI E DA PROMESSA ESCOTEIRA
Todos aqueles que querem fazer parte do Movimento Escoteiro devem aceitar a Lei e a Promessa Escoteira, e o fazem voluntariamente, pois ninguém é obrigado a ser Escoteiro. Aceitar a Lei e a Promessa significa prometer vivenciá-las, assumir um compromisso de vida, um código de ética e de comportamento. Ninguém é obrigado a aceitar a Lei e a Promessa, mas a partir do momento que o faz espera-se um esforço para observá-las.
2. APRENDER FAZENDO
O Escotismo prega o aprendizado pela prática, pela ação, valorizando o treinamento para a autonomia baseado na autoconfiança e iniciativa, desenvolvendo os hábitos da observação e dedução.
Não usamos aulas para transmitir informações ou impingimos aos jovens exercícios teóricos com o objetivo de adquirir conhecimento. Nós preferimos fazer com que todos aprendam com a prática e que o erro seja visto como um passo em busca do acerto. Os jovens devem ser incentivados a desenvolverem suas habilidades e gostos pessoais, cabendo ao Escotista criar oportunidade para tal.
3. VIDA EM EQUIPE
A vida em equipe significa a integração a pequenos grupos, que são as unidades de trabalho nas Seções. O pequeno grupo possibilita a descoberta progressiva de responsabilidade e prepara o autocontrole, por meio da disciplina consciente assumida voluntariamente além de desenvolver a capacidade tanto para liderar quanto para cooperar.
Nos Ramos Escoteiro e Sênior este ponto é aplicado sob o nome de Sistema de Patrulhas.
4. ATIVIDADES PROGRESSIVAS, ATRAENTES E VARIADAS
As atividades são o elemento que dispomos para atrair os jovens no Movimento Escoteiro. Para tal, é necessário que se atendam aos anseios, as características e necessidades de cada faixa etária. As atividades definidas, programadas com a participação dos jovens de acordo com cada Ramo, asseguram seu interesse e seu envolvimento. Eles vão ao Grupo para se divertir e nós utilizamos as atividades para ajudá-los na sua auto-educação.
As atividades devem ser programadas de maneira progressiva não somente em duração, mas em termos de exigências de técnicas, habilidades e amadurecimento e de oferecer aos jovens desafios e aventuras de acordo com a sua evolução no Grupo, ou vivência dos diferentes Ramos.
As atividades devem ser atraentes e variadas. Elas serão atraentes quando afinadas com os desejos e necessidades dos jovens.
As atividades escoteiras compreendem jogos, capacitação em técnicas úteis estimuladas por um sistema de distintivos, a vida ao ar livre e em contato com a natureza, a interação com a comunidade, a Mística Escoteira e o Ambiente Fraterno.


FUNDAÇÃO
Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
VALORES DO MOVIMENTO ESCOTEIRO
MISSÃO
A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.
VISÃO
O Movimento Escoteiro, é um movimento global que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor.
PRINCÍPIOS DO ESCOTISMO
Dever para com Deus:
(crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
Dever para com os outros:
(participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
Dever para consigo próprio:
(crescimento saudável e auto desenvolvimento).
DESENVOLVIMENTO FÍSICO
Proporcionar o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.
DESENVOLVIMENTO MORAL
A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e próximo.
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
Dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros.
PROMESSA ESCOTEIRA
A promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento comprometem-se voluntariamente a conduzirem-se de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.